Em plena pandemia, o José me liga questionando meus conhecimentos sobre negativos de tamanhos grandes, 5x5 cm dos anos 60 que estavam "melados, gelatinosos, se desfazendo" e me pede para ir urgente a sua casa. Havia herdado as fotos da família e quando abriu os envelopes com negativos não sabia o que fazer, pois não era possível guardá-los de volta.
Descobrimos depois, que as fotos são do casamento de seus pais e fotos de sua infância. Podemos apreciar as primeiras fotos que seu pai fez aprendendo a fotografar: os primeiros registros do filhos, esposa e avós. Em algumas fotos percebemos a entrada de luz no negativo velando parte do quadro e outras com dupla exposição pela falta de movimento do filme no interior da câmera.
Este trabalho começou como restauração de fotos, elas estavam deterioradas pela umidade e calor excessivos com o decorrer do tempo.
Usamos um álbum de família já existente, sua estrutura original já estava bastante danificado mas permitiu a digitalização de todas as imagens. A união do álbum, mais os negativos se complementavam e formaram esses belíssimos álbuns.
"Os Del Moro e os Robazzi No interior de São Paulo, no caminho dos bandeirantes, um vale espremido entre duas colinas, no “Vale da Saúde” surgiu um povoado, fundado por Simão da Silva Teixeira no início da década de 1820. Este povoado chamou-se São Simão. O município recebeu forte imigração italiana, em adição aos portugueses que ali se achavam, dentre eles os Robazzi e Del Moro...
Os jovens Maria Dora Del Moro e Reinaldo Carlos Robazzi se conheceram a vida toda, e em julho de 1964 se casaram dando origem à família cujas primeiras fotos constam deste álbum. Um modesto registro dos frutos do amor do casal, provavelmente registrados por uma das primeiras câmeras fotográficas não profissionais que apareceram por ali..."
Um trabalho minucioso durante 10 meses para restabelecer todas as fotos da família e do casamento de Maria Dora e o Reinaldo. Foram produzidos seis álbuns de tamanhos e número de páginas variados.
Álbum de Família Del Moro e Robazzi - para José Romeu: 2 Álbuns da Coleção Treno, produzido no tamanho 20x30 em papel fotográfico, com capa fotográfica, abertura panorâmica e com 30 páginas.
Álbum de Casamento Maria Dora e Reinaldo - para José Romeu: 4 Álbuns da Coleção Uno, produzido no tamanho 30x30 em papel fotográfico, com capa fotográfica, abertura panorâmica e com 34 páginas.